Cozinhar no grill pode ser uma ótima opção

Para quem gosta de cozinhar com rapidez e eficiência, cozinhar no grill pode ser uma ótima opção. Além de deixar o sabor dos alimentos ainda mais destacados, esses eletrodomésticos fazem refeições de um jeito muito mais rápido que o convencional. Entretanto, como qualquer objeto que se usa na cozinha, sua limpeza é fundamental para o seu desempenho e, é claro, para sua saúde. E caso você não possua uma empregada doméstica ou diarista pode aprender sozinho como resolver estes problemas. Deixar resíduos no grill pode acumular bactérias que fazem mal.

cozinhar grill
Antes de tudo, se o seu grill for elétrico, lembre-se de retirar o plugue da tomada e esperar para que ele esteja completamente frio. Assim você não se queima nem toma um choque. Confira outras dicas para deixar seu eletrodoméstico sempre novinho em folha:

Limpeza interna

Limpe as placas do seu grill com papel toalha ou, se preferir, com um pano macio. O papel toalha é mais higiênico, já que é descartável e específico para remover gordurar.

Na hora de limpar os resíduos mais resistentes, pingue sobre eles um pouco de azeite e espere a camada de sujeira amolecer. Depois, use uma esponja bem suave (cuidado com as abrasivas!) para limpar todas os restos de comida e resíduos de gordura.

Limpeza externa

Para limpar a parte externa do seu grill, passe uma esponja suave umedecida em água morna e vá retirando a sujeira e gordura que se acumulam do lado de fora. Para finalizar, seque com um pano limpo e macio – cuidado com os fiapos que podem, eventuamente, se soltar. Alguns modelos possuem bandeja coletora de resíduos, impedindo que a sujeira esparrame, o que facilita ainda mais a limpeza.

O que não usar

Após todo o uso do grill, você deve fazer a limpeza do produto, para evitar que se acumule a sujeira. Jamais use produtos abrasivos. Se seu grill for elétrico, mesmo fora da tomada, nunca mergulhe seu equipamento na água.

Se você não mantiver este hábito, o acúmulo poderá dificultar a limpeza, além de não ser nada higiênico, não é?

Cuide bem do seu grill e bom apetite!